FRASES DO DIA


“A ciência sem religião é manca; a religião sem ciência é cega”. – Albert Einstein.

"É muita impertinência querer adivinhar o que é Deus, e muita ousadia querer negar o que Ele é". – Platão.

"A falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade". – Voltaire.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ouvir Rock, MPB ou outro tipo de música secular é pecado?


Um dos temas que mais assombra o cristianismo, no geral, é a música secular. Entende-se por música secular, todo tipo de música "destituida da temática religiosa. No mundo ocidental, começou a desenvolver-se no fim da idade média, por consequência do enfraquecimento do poder da Igreja Católica, que outrora influenciava todos os aspectos da vida medieval, incluindo a música (...)Nas Igrejas Protestantes Neo-Pentecostais, a Música Secular é chamada de Música do mundo ou simplesmente Música mundana."[1]
Embora hoje, o termo "música secular" seja visto de forma mais branda pelas igrejas em geral, ainda é comum ouvirmos falar que "ouvir música do mundo é pecado"?
Será?
O AgoraVai resolveu levar a polêmica ao ar e, como era esperado, o programa "bombou". O número de participações foi enorme e as opiniões foram as mais diversas. Alguns ouvintes mais "conservadores" disseram que "qualquer tipo de manifestação musical que não seja de Deus, é do diabo". Outros, na mesma linha, declararam "O diabo, como todos sabem, é o pai do rock". O tema foi se expandindo ao ponto de alguns ouvintes declararem que "qualquer coisa que não seja de Deus, é pecado".
Nesse momento, surgiu a indagação: "Ora, se tudo o que não for de Deus é pecado, trabalhar é pecado? Estudar é pecado?
O AgoraVai entende que não, nem tudo o que não é "religioso" é pecado. Se for assim, não podemos fazer nada a não ser ir à igreja e não é bem isso que Deus quer de nós. Deus quer uma vida em sintonia com Ele, uma vida em que a todo o momento estejamos meditando nas nossas ações e, se possível, contando com a direção de Deus pra elas. Mas não necessariamente devemos deixar de fazer nossas atividades.
E a música? Onde fica nisso tudo?
Nosso ouvinte Fúlvio lançou um questionamento: "Ouvir uma música que diz que tudo o que precisamos é amar uns aos outros é pecado?". A música citada é "All you need is Love", dos Beatles e diz exatamente isso. A que conclusão chegar? 
Para a abordagem desse tema, usamos como base a compilação de artigos "No Templo Cristão", de autoria do nosso querido Elias Azevedo. O capítulo 7, intitulado "O Cristão e a música Rock" é baseado num artigo do pastor "Samuele Bacchiocchi" e o ponto mais interessante da nossa discussão está baseado na seguinte verdade: Deus tolerava a "música secular" da época. 
Existem alguns exemplos famosos onde o povo dançava e festejava. Um exemplo está em Êxodo 15:20 e 21. Ali Miriãm, a irmã de Moisés, festejou no deserto fazendo uso de algo parecido com um pandeiro. Outro exemplo famoso : Davi, quando dançou à frente de todo o Israel. No entanto, ao passo que Deus faz concessões para festividades, essas concessões não são relativas à música no templo. 
Em I Cronicas, 25:6 encontramos a seguinte mensagem: "...trabalhando na música do templo do Senhor, com címbalos, liras e harpas para o serviço de templo de Deus...". Em II Cronicas 29:25, os instrumentos permitidos no templo são novamente citados.
A que conclusão chegamos, então, diante de tudo isso?
1-Deus tolera a música secular como parte da vida social do ser humano. 
2-No entanto, a música executada no templo deve ser diferente da música do cotidiano. A bíblia é bem clara  nisso.
3-Não é porque Deus tolera é que devemos ouvir tudo. Devemos saber filtrar os tipos de música, as letras e as intenções. Obviamente não devemos ouvir músicas que instiguem a lascívia, violência ou satanismo.
Ah, eu ia esquecendo: A nossa ouvinte Biah perguntou, durante esse programa: "E quando o ritmo é rock / forró e a letra é de JEsus? Pode?"
Esse será o tema do próximo AgoraVai, do dia 21/10:“O Rock, a MPB ou outros tipos de música secular estão dentro de nossas igrejas, disfarçados de música cristã”?
Fiquem ligados e já pensem na resposta para a próxima semana. =D

Um comentário:

  1. E o que é música, cristã ?
    Ou o que não é musica, cristã ?
    Fiquei curioso, e abelhudado emm minha ingnorancia, vou aguardar a resposta, lá no meu blogue.
    Te espero lá, e felicidades, pra voce.

    ResponderExcluir