FRASES DO DIA


“A ciência sem religião é manca; a religião sem ciência é cega”. – Albert Einstein.

"É muita impertinência querer adivinhar o que é Deus, e muita ousadia querer negar o que Ele é". – Platão.

"A falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade". – Voltaire.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Chamar-te-ás Perdão



Certa feita, numa conversa entre o amor e o rancor,
Indignado pela vida o rancor perguntou:

“Você se lembra,
naquele dia em que triste eu andei cabisbaixo e ferido pela vida que levei,
Como não achei alguém que me tomasse pelos braços e desatasse todo o laço que prendia o meu ser?
Onde estavas no momento em que eu mais necessitei?”

O amor, pacientemente, respondeu ao rancor:

“É verdade o que disseste, que ninguém esteve ali.
No momento em que quiseste nem eu mesmo o socorri.
Mas, recorda neste instante, que antes mesmo de cair, te chamei pr’uma conversa e com amor te adverti.
Mas, usando a teimosia foste tu obstinado e, ao sendar os seus caminhos, enveredou caminho errado.”

“Isso não vem ao caso!” Respondeu o rancor.

“Esqueceu,
Naquele dia que minh‘alma transbordou dos problemas do passado, que mi’a mente armazenou,
Como em busca de um consolo ansioso eu andei e nem mesmo um conselho de sua boca eu escutei?”

Disse o amor, com mansidão:

“Lembro, sim, daquele dia em que, angustiado,
Estavas exasperado com o passado, que ao seu presente atormentava.
Ao ver tamanha revolta, de ti me compadeci.
Sentindo em mim as suas dores, fiz-me pronto a te ouvir.
E, ao dar-te os meus ouvidos, desabafas-te, então, a mim
E, depois de te acalmares, com amor, pus-te a dormir.”

O rancor, então irado, com alta voz pronunciou:

“Desisto! Já não mais conversarei!
Meu rancor está maior do que quando eu comecei!
Suas palavras me irritam, eu não vou lhe perdoar!
A razão é toda minha e não pretendo abnegar.
Fique com o seu carinho e com a sua mansidão, pois o ódio é o meu amigo
E o orgulho é o meu irmão que entende o que eu falo, diferente de você,
Que só diz que eu estou errado e não deseja me entender.
Mas ratifico que estou certo, imerso em convicção,
E, contra a sua influência, endureci meu coração.”

Com tristeza o amor tudo aquilo observou.
Ponderou cada palavra, mas nada objetou.
Entretanto, apenas disse, com o coração pesado:

“Minha parte, inteira, eu fiz, mas a decisão é sua. Todavia entenderei e com amor respeitarei.
Mas, se tu te converteres, transformarei teu coração;
Não te chamarás Rancor, mas chamar-te-ás Perdão.”
 
 
 
Jeferson Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário