FRASES DO DIA


“A ciência sem religião é manca; a religião sem ciência é cega”. – Albert Einstein.

"É muita impertinência querer adivinhar o que é Deus, e muita ousadia querer negar o que Ele é". – Platão.

"A falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade". – Voltaire.

sábado, 20 de novembro de 2010

O Segredo da Juventude


Os cientistas têm viajado pelo mundo para descobrir os segredos da longa vida. Com financiamento do Instituto Nacional do Envelhecimento dos EUA, eles visitaram lugares em que a população tem uma maior expectativa de vida e descobriram 03 regiões que tem pessoas com mais de 100 anos numa proporção altíssima e que sofrem bem menos de doenças comuns em outras partes do mundo, como câncer, diabetes e todo o tipo de doenças cardiovasculares”.
E por incrível que pareça são 03 países diferentes e 03 continentes diferentes.
Sardenha-Itália; Oknawa-Japão; Califórnia-EUA- Numa região chamada Loma Linda, onde estão os campeões da longevidade Americana. E é nesta região que moram os 3 simpáticos velhinhos relatados no início desta palestra. Os 3 são membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia.Seria isso uma coincidência? A pergunta principal que os repórteres queriam responder era? Será que estes 3 grupos - Sardenhos, Oknawanos e os Adventistas do Sétimo Dia de Loma Linda têm alguma coisa em comum?
Vejam só o que eles descobriram:
1- Todos priorizam a família;
2- Têm atividades sociais;
3- Não fumam;
4- Fazem atividades físicas;
5-Comem frutas, verduras e grãos integrais.
Não há dúvidas!!!!! O estilo de vida está intimamente ligado à longevidade.
O que faz os 3 velhinhos Adventistas serem uma exceção? Vejamos:
Eles seguem um estilo de vida que se baseia em 8 princípios ou regras que podemos chamar de:
“Os segredos da juventude”.
1º. Segredo: AR PURO Gênesis 1:8 e 2:7- Deus criou o ar.
Deus nos deu o fôlego de vida e criou o ar que reveste a superfície da terra, numa composição planejada, possibilitando a vida- 79% de nitrogênio e 21% de oxigênio.
Um ser humano pode sobreviver vários dias sem comida, uns poucos dias sem água, mas somente alguns poucos minutos sem ar. Este elemento é essencial para o sustento da vida. Sem ar por cinco minutos uma pessoa poderia ter lesões cerebrais permanentes.
Por que o ar é tão importante?
As células vermelhas pegam o oxigênio dos pulmões e o transportam para as células do corpo. Cada célula necessita de oxigênio para fazer funcionar suas “usinas” de energia. As células vermelhas do sangue, portanto, transportam o dióxido de carbono de volta para os pulmões. Quando nós expiramos, o gás carbônico é expulso com o ar pobre em oxigênio.
Deficiente ventilação de quartos pode resultar em dor de cabeça, tonteira e dificuldade de concentração. Motivo? Quando o ar é respirado e respirado mais e mais, o conteúdo de oxigênio diminui e o dióxido de carbono e outros tóxicos aumentam. Má qualidade do ar e respiração deficiente são condições e hábitos que promovem depressão, irritabilidade, exaustão e fadiga.
Quando fazemos exercícios cerca de 100 litros de ar é movimentado para dentro e para fora em nossos pulmões por minuto, mas somente uns 4 litros quando em repouso. O exercício físico aumentará a circulação de células do sangue ricas oxigênio para todas as áreas do corpo. Seu nível de energia e sensação de bem-estar melhorará.
Algumas Dicas:
1.    Abra  as janelas de sua casa e deixe o ar fresco entrar! Durma com uma janela aberta sempre que possível.
2.    Faça exercícios ao ar livre. Isto fortalecerá seus músculos respiratórios e aumentará sua capacidade pulmonar.
3.    Pratique bons hábitos de postura. Sente-se com a coluna reta e ombros para trás. Assim você poderá respirar mais profundamente.
4.    Concentre-se em respirar profundamente. Pare onde estiver algumas vezes durante o dia e faça algumas respirações lentas e profundas.
5.    Cultive algumas plantas vivas. Elas removem muitos poluentes do ar e usa o dióxido de carbono, substituindo-o pelo oxigênio.
2º. Segredo: ÁGUA PURA- Gênesis 1:2
Água é o maior componente de nosso sangue. Cerca de 70% de nosso peso total é água. Seu corpo utiliza a água para limpar-se e para resfriar-se e para manter um equilíbrio químico apropriado. Você perde água quando perspira (suor), quando respira e através da urina e fezes. Uma perda de 20% da água de seu corpo poderia ser fatal.
Pesquisadores descobriram que os atletas que bebem água somente para saciar a sede não têm a resistência daqueles que bebem o tanto que perderam. Os atletas que bebem mais água não se tornam tão fatigados e sua temperatura corporal permanece perto do normal.
Quanta água deveríamos ingerir?
Forçar nosso corpo a trabalhar com limitadas quantidades de fluídos é como tentar lavar as louças do almoço usando só um copo de água. Deveríamos beber bastante água o suficiente para manter a urina clara. Isto significa cerca de oito copos de água por dia. A sede não é um instrumento de avaliação seguro para nossa necessidade de água.
O que ocorre se eu não tomo água suficiente?
Os rins têm que trabalhar mais arduamente para eliminar as substâncias tóxicas e podem ser lesados. Cada célula no corpo necessita de água para funcionar bem, portanto, quantidade inadequada de água ingerida pode causar mal funcionamento e doença. Fadiga e dor de cabeça são resultados comuns do ingerir pouca água.
3º. Segredo: LUZ SOLAR- Gênesis 1:15
Você provavelmente reconhece a importância do sol para a vida na Terra. Você sabe que ela provê aquecimento, luz e alimento. O que a luz solar pode fazer para sua saúde pessoal?
A luz solar mata germes.
·       Por isso é importante expor lençóis, travesseiros e outros itens que não são lavados tão frequentemente à luz solar e ao ar fresco.
·       Abra as janelas de suas casa tanto quanto possível. Isto permitirá a luz do sol matar bactérias em seu lar tão bem quanto ajudará a prevenir o mofo.
A imunidade é aumentada
·       A resistência de seu corpo à infecção é aumentada. Aumentam os glóbulos brancos sanguíneos, especialmente os linfócitos.
·       Anticorpos são também aumentados. Estes efeitos podem durar por três semanas.
·       Mesmo dez minutos de exposição ao sol duas vezes por semana pode reduzir grandemente a incidência de resfriados. Um moderado bronzeado da pele ajuda a resistir às infecções também.
·       Ele permite o corpo fazer Vitamina D a qual ajuda a absorção do cálcio pelos intestinos e o depósito de cálcio para construir ossos saudáveis.
·       A luz do sol previne o raquitismo e ajuda a prevenir e a reverter a osteoporose.
.       Existe também uma conexão dela com a diminuição da incidência de cáries dentárias.
As células sanguíneas vermelhas
·       Funcionam melhor após a exposição do corpo ao sol.
·       Ocorre um aumento da habilidade delas transportar e distribuir oxigênio nas células do corpo. Isto aumentará sua energia e a resistência assim como ajudará na prevenção de muitas doenças.
O colesterol
É mudado em Vitamina D na pele na presença de luz solar não filtrada. Isto pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue.
Uma sensação de bem-estar
·       Exposição diária ao sol estimula a liberação de melatonina que melhora o sono.
·       Para a maioria das pessoas a luz do sol é uma importante terapia especialmente se combinada com exercício na prevenção e tratamento da depressão aguda e crônica.
Propriedades curativas
·       Feridas na pele são curadas muito melhor através de curtos períodos de exposição ao sol diariamente.
·       A luz do sol ajuda também a aliviar a dor de articulações inchadas pela artrite e até mesmo alivia alguns sintomas da Síndrome ou Tensão Pré-Menstrual (TPM).
·       O câncer do seio, do cólon e da próstata são menos encontrados em pessoas que tomam bastante sol.
Cuidados:
·       Pequenas quantidades de luz solar são ótimas. Não se expor mais do que 30 minutos diários.
·       Nunca permita queimar-se sob o sol. Isto aumenta o risco de câncer de pele. O melanoma maligno, que é o pior tipo de câncer de pele, mata aproximadamente sete mil norte-americanos por ano.

www.iasdemfoco.net

2 comentários:

  1. cada postagem sua me surpreende pois é uma lição pra vida, parabéns, espero que seu blog venha a ficar super conhecido na net como o meu ficou, pois muitos precisam aprender dessas postagens que vc coloca beijos fatinha

    ResponderExcluir
  2. Muita sabedoria para seguir. O Caminho sabemos, muitas vezes preferimos outros mais tortuosos....
    abracosss

    ResponderExcluir