FRASES DO DIA


“A ciência sem religião é manca; a religião sem ciência é cega”. – Albert Einstein.

"É muita impertinência querer adivinhar o que é Deus, e muita ousadia querer negar o que Ele é". – Platão.

"A falsa ciência gera ateus; a verdadeira ciência leva os homens a se curvar diante da divindade". – Voltaire.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Nunca desista de seus valores


“Nunca ceda. Nunca se apequene. Nunca, nunca, nunca, nunca - em nada - grande ou pequeno - nunca ceda, a não ser por convicções de honra e bom senso. Jamais ceda à força. Nunca se curve ao poderio aparentemente esmagador de um inimigo.”
Winston Churchill, 29/10/1941
 
Em 29 de outubro de 1941, no Reino Unido (Inglaterra) o primeiro-ministro Winston Churchill visitou a Harrow School para ouvir as canções tradicionais que ele tinha cantado lá na juventude, bem como para falar com os alunos. Isso se tornou um de seus discursos mais citados, devido às distorções que evoluíram sobre o que ele realmente disse. O mito é que Churchill estava diante dos alunos e disse: "Nunca, nunca, nunca, nunca, nunca, nunca, jamais cedam. Nunca se apequenem. Nunca cedam à força”. Depois sentou-se. Na realidade, ele fez um discurso completo, que incluía palavras semelhante ao que é frequentemente citado. Além disso, alguns acreditam que ele disse: "Nunca desistam". Isso também está incorreto. O que Churchill disse é o que está citado acima. O mito de que ele teria dito “nunca desistam” é apropriado pelo conteúdo do discurso inteiro onde ele fala que se a Inglaterra tivesse desistido de acreditar, teria deixado de lutar.
O que Churchill realmente quis dizer àqueles estudantes, bem no meio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) é muito discutido até hoje pelos mais renomados professores de literatura e mesmo na diplomacia. E a interpretação mais aceita é a de que ele quis alertar os jovens para que realmente não desistam frente às dificuldades; não se apequenem (pensem pequeno e ajam pequeno) frente aos poderosos porque pensando pequeno você estará dando ainda mais poder a eles. O que Churchill disse e quis dizer é que nunca se deve transigir com a honra, a dignidade, a honestidade e o bom senso. Nunca fazer concessões em princípios e valores mesmo diante dos poderosos. Churchill naquele discurso fez uma grande apologia à moral e à manutenção a qualquer preço de princípios e valores elevados. “Nunca ceda!”
Passados 69 anos e o discurso de Churchill aos estudantes continua sendo uma lição para todos nós. O que fazer diante de um grande problema, aparentemente insolúvel? O que fazer numa dificuldade em nossa empresa, nossa vida pessoal e profissional e mesmo em relação à nossa saúde? Como manter os valores éticos e morais diante de situações totalmente adversas? 
O conselho de Churchill é muito claro: “Nunca ceda. Nunca se apequene.”E o “ceder” que ele nos aconselha a nunca fazer é em relação à honra, aos valores e princípios. Ele não está advogando que sejamos inflexíveis, intolerantes, incapazes de dialogar. O que ele nos aconselha é que sejamos sempre ética e moralmente defensáveis e que não desistamos de nossos princípios frente às dificuldades e tentações. 
Pense nisso. Sucesso!





PROF. LUIZ MARINS

Um comentário:

  1. Vim ao seu blogue trazer o meu abraço. E dizer do meu apreço por ele.Voce pode reproduzir quantas materias minhas desejar e quais desejar. Só precisa me avisar, para eu poder divulgar o seu blogue, para as pessoas lerem. Há estou sewguindo o seu blogue também. E como voce é professores, indique eles a seus alunos e peça para segui-lo. Um abraço do tamanho da sua simpatia. E volte sempre ao meu blogue para comentar. Voce comentando em meu blogue só enobrece aquele espaço. Sem os seus comentários, aquilo lá fica pequenininho, sem valor e sem beleza. Abraços querida e fique com DEUS

    ResponderExcluir